top of page

Passo a passo: aumente a produtividade da frota!


Diante das dificuldades econômicas atuais do país, vale a pergunta: a sua empresa tem usado os meios corretos para reduzir os custos e melhorar os ganhos?


É muito importante, por exemplo, estabelecer estratégias para garantir um bom gerenciamento da frota. Alguns quesitos, como gestão de planejamento, prazos de entregas, fidelização de clientes, maior controle de custos, aumento da lucratividade da frota e a eficiência em resolução de problemas, são fundamentais para obter excelentes resultados.


Aumentar a produtividade da frota através de uma boa gestão é um desafio que exige um esforço frequente de eficiência e de redução de custos. Mas como é possível vencer esse desafio? Já parou pra pensar se você tem, por exemplo, monitorado os veículos e os motoristas que os conduzem?


A inexperiência com a gestão de veículos é um dos principais fatores que resultam na falta de produtividade da frota. Aqui estão alguns itens imprescindíveis para um bom gerenciamento:

  • Softwares e aplicativos de monitoramento e relatórios;

  • Periodização de manutenções;

  • Documentação;

  • Treinamento do condutor;

  • Roteirização dos trajetos.

Continue a leitura e entenda como sua empresa pode trabalhar cinco passos estratégicos para o aumento de produtividade.


1. QUALIFICAÇÃO E TREINAMENTO DO CONDUTOR


Em qualquer área de atuação, os profissionais da equipe devem ser bem qualificados e orientados, assim os serviços prestados à empresa serão executados de forma eficiente e satisfatória.


O gestor da frota deve estar atento ao escolher os condutores da frota, pois são eles o contato direto com o veículo, com a rota e até mesmo com os clientes. Ter um motorista qualificado é a base para que o resultado de todo este processo seja uma frota eficiente, preservada, boa para revenda e com o melhor custo.


A Revloc Frotas qualifica seus condutores, preparando-os com cursos e orientações permanentes. Eles aprendem, por exemplo, a NÃO:

  • Rodar com os pneus murchos;

  • Abastecer com combustível adulterado;

  • Dirigir com o carro desalinhado, exigindo que o veículo faça esforço extra e acelerando seu desgaste;

  • Fazer frenagens repentinas, acelerações ou desacelerações bruscas, que causam avarias nas peças e pneus e elevam o gasto com combustível;

  • Escolher trajetos com muitas curvas e semáforos (é essencial roteirizar os trajetos e evitar vias que demandam esforço do veículo);

  • Trabalhar com excesso de peso (caminhões muito cheios e pesados aumentam consideravelmente o gasto com abastecimento e o esgotamento do veículo).


2. RENOVAÇÃO DA FROTA

É preciso monitorar o desempenho, os gastos, e as manutenções periódicas para avaliar as despesas e, assim, mensurar se a renovação da frota será uma medida mais econômica.

Quando a frota é renovada, a empresa garante veículos atualizados e com melhor desempenho:

  • Mais tecnologia;

  • Menos poluentes;

  • Menos gastos com combustível;

  • Menos gastos com manutenção.

Essa é uma das premissas da Revloc Frotas: analisar o desempenho da frota, aumentando sua produtividade, sem esquecer das estratégias e cuidados, para que os custos também não aumentem. Por isso mesmo que é válido investir numa plataforma de gestão.


3. ACOMPANHE A PERFORMANCE DOS VEÍCULOS E DOS MOTORISTAS E ANALISE OS RESULTADOS OBTIDOS


Acompanhar os detalhes da operação dos veículos das frotas é uma forma de melhorar a gestão, tornando-a mais eficiente e econômica. Esse monitoramento é atribuído para verificar a velocidade do carro e também como está sendo feita a condução do motorista, entendendo quais ajustes sua frota necessitará.


Na Revloc Frotas, por exemplo, com o monitoramento, o gestor é capaz de localizar quais veículos precisam de manutenção, quais têm maior eficiência para prevenir possíveis desvios e desgastes de componentes de freios, de câmbio e de pneus e passa a conhecer os hábitos de condução dos motoristas, facilitando a promoção de cursos e capacitações constantes.


O ideal é que a sua empresa encontre uma ferramenta ideal para gestão da frota, atendendo toda a demanda de forma eficiente.


4. MANTENHA A MANUTENÇÃO DOS SEUS VEÍCULOS SEMPRE EM DIA


A manutenção é um dos pontos principais para aumentar a produtividade da frota. Quando a manutenção é realizada seguindo um cronograma que aponta as necessidades, a empresa consegue evitar falhas nos componentes dos carros e também imprevistos durante a operação.


O ideal é que o gestor esteja sempre atento à manutenção preventiva. Assim, garante que o veículo esteja com bom funcionamento e em boas condições.


5. INVISTA EM TECNOLOGIA. ACREDITE: O RETORNO EM PRODUTIVIDADE É CERTO!

Com softwares, aplicativos e aparatos tecnológicos, é possível realizar uma gestão de frota mais eficiente, aumentar a produtividade da frota, obter serviços de manutenção personalizados para fluir a operação e treinamentos mais qualificados para os condutores.

Na Revloc Frotas, essa cultura da conectividade foi implantada desde o início.


É possível, por exemplo, usar uma rede móvel de dados que possibilita um relatório detalhado de cada veículo da frota, com os seguintes itens:

  • Consumo de combustível;

  • Tempo de marcha lenta;

  • Hábitos de frenagem;

  • Rotação do motor.

A partir do relatório, periodicamente ou sempre que necessário, nota-se a melhora da performance dos veículos e, consequentemente, o aumento da produtividade da frota.


Gostou das dicas? Entendeu o quanto o monitoramento, a análise de dados e performances, a condução dos motoristas, a manutenção e os treinamentos são importantes para o aumento da produtividade da frota? Mais importante ainda é ter uma empresa que faça isso com empenho e eficiência.


Terceirizar a frota na Revloc Frotas é garantir competência na gestão. Você terá mais tempo para cuidar de outras áreas da sua empresa, terá acesso a softwares de relatórios e monitoramentos, motoristas bem treinados e agendamento de manutenções, entre outros inúmeros benefícios.


Commentaires


bottom of page