Desde Junho de 2022, os departamentos estaduais de trânsito (Detrans), iniciaram as novas emissões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação.
Presente na vida de mais de 74milhões de pessoas habilitadas em todo o Brasil, a nova CNH pode gerar dúvidas de como vai funcionar daqui pra frente, é importante lembrar que muitas dessas pessoas necessitam do documento para trabalhar.
Listamos 5 mudanças importantes que o documento sofrerá nas novas emissões:
1 – Obrigatoriedade
O novo padrão é obrigatório aos condutores que renovarem a CNH ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação a partir de 1º de junho de 2022.
2 – Segurança
O novo formato do documento traz itens gráficos concebidos para dificultar sua falsificação, tal qual acontece com notas de dinheiro.
3 – Validade
Assim, a nova carteira de motorista, da mesma forma que a anterior, deve ser renovada a cada dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos de 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.
4 – Informações inéditas
A nova versão traz tradução em inglês e espanhol, além das informações na língua portuguesa. O objetivo é facilitar a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro.
Além disso, a habilitação agora permite o uso de nome social e filiação afetiva do condutor, se ele desejar inserir essas informações na carteira.
Para completar, o documento ganhou um quadro com silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria.
5 – Versão eletrônica
Da mesma forma que a habilitação emitida até o fim de maio, a nova também conta com versão eletrônica, disponível no aplicativo gratuito CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Conte com a Revloc!
(31) 98499-8995 (WhatsApp)
0800 729-2191
Comments